Ensino Fundamental I
Nessa fase a escola começa a ter uma nova dimensão para a criança, que começa a ter consciência de suas potencialidades. É o momento que se inicia a formalização do processo ensino - aprendizagem: noções conceituais se fazem presentes, para explicar o mundo e a construção de conceitos devem ser incorporados ao repertório intelectual do aluno, Neste segmento o aluno tem o desafio de valer-se de diferentes linguagens para expressar, buscar e experimentar conhecimentos.
Nosso referencial teórico prioriza a atividade dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, levando-os a conhecer a realidade, vivenciá-la, analisá-la, refletir e agir sobre ela.
A formação do estudante é pautada pelo desenvolvimento das habilidades procedimentais e atitudinais que contribuirão ao longo da escolaridade para a formação de alunos pesquisadores, comunicadores e solidários.
O currículo do segmento, organizado por atividades favorece a utilização de diferentes linguagens e a ampliação do vocabulário dos alunos, permitindo a leitura, interpretação e expressão cada vez mais críticas do mundo. Privilegia-se, nesta fase, o desenvolvimento da leitura, escrita e do cálculo, O aluno aprende a utilizar as diferentes linguagens (verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal) como recursos para a expressão e a comunicação, imprescindíveis em nossos tempos.
O professor é o mediador deste processo, com atitudes de firmeza e suavidade, criando ambiente adequado para despertar o interesse e a motivação pelo trabalho, tendo em vista a formação cultural e social do aluno, para que se torne cidadão responsável.