Belém
Belo Horizonte
Brasília
Fortaleza
Palmas
Rio de Janeiro
Santos
São Paulo
Teresópolis
A titularidade das Residências Maria Imaculada corresponde à Congregação das Religiosas de Maria Imaculada (RMI), fundada dia 11 de junho 1876, por Santa Vicenta Maria. Como primeira Residência Maria Imaculada podemos contar antes mesmo de nascer a Congregação; foi no dia 08 de dezembro de 1858, “la casita”, onde os tios de Santa Vicenta Maria, Dona Maria Eulália Vicuña e Dom Manuel Maria Vicuña, iniciadores da obra de nossa missão, alugaram um quarto, com 6 camas, para acolher as primeiras jovens desabrigadas e sozinhas em Madri. A Residência nasceu como resposta à urgente necessidade da época, em Madri-Espanha.
A Congregação que nasceu para a acolher a juventude feminina, de modo particular as jovens que trabalhavam como empregadas domésticas e se encontravam longe de seus familiares e a mercê de tantos perigos sociais e morais, encontram nas Residências Maria Imaculada um lugar cálido, com valores humanos e cristãos, favorecendo a cada jovem a formação, promoção e prevenção desde o sentir-se acolhida, acompanhada e cuidada pelas RMI.
Ao longo do tempo, a Congregação das RMI foi crescendo e se expandindo, atravessando mares e fronteiras além Espanha. Atualmente hoje estão presentes em quatro continentes. Em 1912, desde Espanha, sete Religiosas de Maria Imaculada, atravessaram os mares e chegaram à Buenos Aires – Argentina, onde tem sede a primeira casa das RMI na América Desde este pais, em 1921, chegaram na “cidade maravilhosa”, Rio de Janeiro, a primeira missão em Brasil, cruzando-o de norte a sul, fazendo-se presente em sete Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Pará e Tocantins) mas, no Distrito Federal. Somamos um total de doze presenças; casas dedicadas ao serviço das jovens, estudantes e trabalhadoras, sendo nove residências/pensionatos, duas escolas, e uma casa missão.