A Congregação das Religiosas de Maria Imaculada, Fundada em 11 de junho de 1876, em Madrid, Espanha, por Santa Vicenta Maria López y Vicuña, nasceu como resposta às urgentes necessidades das jovens, surgidas na Madrid do século XIX (em meio à revolução industrial e mudanças sociais), as grandes cidades passaram a receber centenas de jovens oriundas dos campos em busca de trabalho e melhorias de vida.
As RMI, somos mulheres apaixonadas por Jesus e pela missão: AMAR, SERVIR e CUIDAR, é o que norteia nosso agir e ser de mulheres consagradas à serviço da juventude, visando ajudar-lhes desde a acolhida, uma formação integral, despertando sua fé e interioridade, como também uma sensibilidade social, de modo que se façam comprometidas com a vida e a sociedade desde e os valores humanos e cristãos.
Trabalhamos em conjunto com os leigos, de modo especial com os vinculados ao Movimento Laicos Vicenta Maria (MOLAVIM).
Hoje a Congregação se faz presente em 4 continentes (América, Europa, África e Ásia). No Brasil, as RMI realizam sua missão apostólica desde 1921, com atenção especial à prevenção e preservação da juventude por meio da acolhida e do acompanhamento pessoal nas residências, nas escolas, nos Centros Sociais atendendo as Empegadas do Lar, no atendimento nas necessidades especificas em lugares de missões.
Atualmente, possuímos residências para jovens em nove cidades do país: Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Palmas/TO, Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, São Paulo/SP e Teresópolis/RJ.